Grupos de Trabalho

GT1 – Cinema, Audiovisual e Educação

Este eixo pretende discutir as interfaces entre o cinema, o audiovisual e a educação, abarcando desde as reflexões teóricas acerca destes diálogos até as experiências e práticas relacionadas a este debate no âmbito da educação, seja em seu aspecto escolar, seja no universo da educação informal. Discussões em torno das novas práticas de leitura relacionadas ao campo da imagem cinematográfica e as novas metodologias e didáticas implicadas no processo de construção de conhecimento através do cinema e do audiovisual. Coordenadores: Prof. Dr. Maurício de Bragança (UFF), Profa. Dra. Eliany Salvatierra (UFF) e Profa. Dra. Adriana Fresquet (UFRJ)

Enviar a proposta para o e-mail:  cinema.audiovisual.educacao@gmail.com

GT 1 Cinema, Audiovisual e Educação – Trabalhos Selecionados 


GT2 – Cinema e Audiovisual: Políticas e Estéticas

Este eixo tem como proposta discutir as dimensões estéticas e políticas do audiovisual produzido na América Latina. A política pode estar explicitamente manifesta ou nas entrelinhas de obras, grupos ou momentos históricos, enquanto a dimensão estética é entendida como expressões no âmbito da tessitura e materialidade das obras, nas perspectivas de suas linguagens e estratégias de engajamento e mobilização. Tais ênfases resultam em variadas implicações. Dentre elas, pode-se mencionar as relações entre forma e conteúdo; expressões narrativas e experimentais; gêneros cinematográficos; questões de gênero (gender); aspectos históricos, críticos e teóricos – tanto na chave ficcional como documental e, ainda, fronteiriça. Coordenadores: Profa. Dra. Denise Tavares (UFF), Profa. Dra. Mariana Baltar (UFF) e Profa. Dra. Karla Holanda (UFJF)

Enviar a proposta para o e-mail: politicas.esteticas@gmail.com

GT 2 Políticas e Estéticas – lista dos selecionados


GT3 – Cinema e Audiovisual: Memória, História e Arquivo

A proposta do Eixo é discutir as interrelações entre a atividade audiovisual e as artes visuais com os campos da história, ciências sociais e ciência da informação na América Latina. Assim, sob a perspectiva sócio-temporal, a ideia é levantar questões como o debate historiográfico, o papel da memória na construção de nossa cultura (audio)visual e a discussão teórico-conceitual sobre a preservação audiovisual. Coordenadores: Prof. Dr. Fabián Núñez (UFF), Prof. Dr. Rafael de Luna Freire (UFF) e Profa. Dra. Eliska Altmann (UFRRJ)

Enviar a proposta para o e-mail: memoria.historia.arquivo@gmail.com

GT 3 – memória história arquivo – lista dos selecionados


GT4 – Cinema e Audiovisual: Indústria e Recepção

Eixo de estudos em notável desenvolvimento, incorporando ao texto fílmico sua contextualização econômica, tecnológica e sócio-cultural. Propõe uma reflexão sobre o estatuto industrial da atividade audiovisual na América Latina, compreendendo o campo da economia política e da observação qualitativa ou quantitativa dos fenômenos da distribuição, exibição e produção enquanto modeladores da performance da obra cinematográfica e da sua recepção. Coordenadores: Prof. Dr. Tunico Amâncio (UFF), Profa. Dra. Hadija Chalupe (UFF) e Prof. Dr. Arthur Autran (UFSCar)

Enviar a proposta para o e-mail: industria.recepcao@gmail.com

GT4 – Indústria e Recepção – Trabalhos Selecionados

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s